18 abril 2014

Receitinhas de Brigadeiro Hummm -Brigadeiro Gourmet

Estou a procura de brigadeiros especiais para compor o convite das minhas Daminhas e Floristas e em minhas andanças achei um blog super fofo da Vanessa Nunes Socorro na Cozinha (é so clicar pra ir lá conhecer) O Blog vai muito além de brigadeiro e as receitas são descritas de forma pratica e bem humorada Amei- vale a pena conferir!!!!  

São 8 brigadeiros na caixinha,quais devo fazer para as pequenas???

Receita do Brigadeiro com Ovo - o melhor que já comi na vida!


Post image for O Melhor Brigadeiro

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de boa qualidade fechada
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal (é só ver se está escrito “extra” na embalagem)
2 gemas de ovo caipira peneiradas (é só passar num coador fininho com a ajuda de uma colher)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não é achocolatado!)

Modo de preparo:

Esta receita é diferente, você vai cozinhar o leite condensado primeiro.
Em uma panela com água fervente, cozinhe a lata de leite condensado (completamente fechada!!!) por 30 minutos, completamente coberta pela água. Bom, não é “cozinhar a lata” – não é correto, né? Deveria dizer “leve a lata à água fervente”?
Tenha cuidado porque a lata fica quente e o leite condensado também. Então, deixe a lata esfriar antes de abrir, ok? Não seja desobediente senão vai se machucar.
Ah, não inventa de usar a panela de pressão, faça como falei e não vai ter perigo.
Coloque então o leite condensado em uma panela e junte todos os outros ingredientes.
Cozinhe em fogo bem baixinho e mexa muito mesmo, tomando sempre cuidado para não grudar no fundo e nos cantos.
Quando soltar da panela (é como se a massa do brigadeiro pudesse escorregar no fundo) está pronto.
Deixe esfriar (se puder resistir) e enrole.
Para enrolar, faça bolinhas com a mão lambuzada de manteiga e depois passe-as pelos confeitos de chocolate.

Receita de Brigadeiro de Menta


Post image for Brigadeiro de Menta

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (do bom, você sabe qual é!)
3 colheres bem cheias de chocolate em pó ou 1/3 do chocolate em barra de sua preferência (eu gosto de fazer com chocolate meio-amargo ou amargo. Você pode usar qualquer um, inclusive o chocolate ao leite. Se quiser, misture mais de um tipo até encontrar o perfeito equilíbrio entre doce, amargo e  o frescor da menta. Só não saia da medida de 1/3 da barra. Ok, se você colocar até 1/2 barra não vai ser tão problemático assim, mas não passe disso!)
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
10 a 15 gotas de extrato de menta (você encontra em lojas de produtos para confeitaria ou de especiarias)ou 1 colher (sopa) de essência de menta (também chamada de aroma, fácil de encontrar em supermercados). Seja qual for que você use, experimente para ver se está ao seu gosto e, se quiser com um sabor de menta mais acentuado, vá pingando mais gotinhas)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
Quando todos estiverem bem misturados, experimente para ver se vai precisar colocar mais umas gotinhas de menta.
Mexa o tempo todo até que a massa comece a soltar do fundo ou até que, levantando a espátula, o brigadeiro caia pazendo “ploc, ploc” em vez de escorrer um fio contínuo.
Quando chegar ao ponto, desligue o fogão. Despeje a massa em um prato untado (lambuzado) com manteiga e espere esfriar para fazer bolinhas.
Use uma colherzinha pequena para tirar quantidades iguais de brigadeiro e fazer bolinhas do mesmo tamanho. Passe nas mãos um pouquinho da manteiga que usou na receita para não grudar.
Passe as bolinhas em confeitos de chocolate granulado e coloque em forminhas para ficar bonito!
Faça brigadeirinhos de menta bem pequenos e delicados para servir com o café para suas visitas! icon smile Brigadeiro de Menta

Brigadeiro Bombom de Morango

Post image for Brigadeiro Bombom de Morango

Adora morangos? Que tal se ele viesse dentro do brigadeiro? #OMFG!
Idéia facílima de executar. Quer ver só? icon smile Brigadeiro Bombom de Morango

Receita de Brigadeiro com Recheio de Morango

Ingredientes:

1 caixa de morangos (repare bem nos morangos antes de comprar porque os que não estiverem realmente perfeitos não poderão ser usados)
1 lata de leite condensado (do bom, sem economias neste ingrediente!)
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cacau em pó (ele vai deixar o brigadeiro mais pretinho e com um sabor mais forte, mas pode também fazer com chocolate em pó. Achocolatado só em últimas circunstâncias)
Chocolate granulado

Modo de preparo:

Lave os morangos delicadamente, sem tirar os cabinhos. Seque um por um muito bem. Depois de secar, seque mais uma vez!! É que não pode ficar nem um pouco úmido. Também não pode ter nenhum machucado no morango senão o brigadeiro não vai colar nele.
Coloque na panela, em fogo baixo, o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Mexe o tempo todo até que, uns 10 minutos depois, o brigadeiro solte do fundo da panela. Você vai entender o que é “soltar do fundo” quando isso acontecer.
Você também pode usar alguma das várias receitas de brigadeiro que eu já dei aqui, sem problemas!
Também pode fazer o brigadeiro branco, fica uma delícia (eu até prefiro)! É só não colocar o cacau em pó.
Despeje o brigadeiro em um prato fundo untado (lambuzado) com manteiga e deixe esfriar. Só depois de frio é que você vai poder usar.
Passe um pouco de manteiga na mão para fazer bolinhas de brigadeiro (repito: só depois de frio e com os morangos super secos). Use uma colher pequena para tirar pequenas quantidades.
Faça bolinhas bem pequenas para morangos pequenos e maiores para morangos grandes.
Para cobrir os morangos, segure-o com uma mão pelo cabinho com cuidado. Com a outra mão, amasse a bolinha na ponta do morango e vá esticando para que ele abra e cubra as laterais.
Não tem como ficar muito perfeito e quanto mais você manusear, mais errado vai dar! Estique delicadamente até onde der e pronto. Uns vão ficar mais cobertos do que os os outros. Com a prática você pega o jeito e, enquanto dá errado, você vai comendo! icon smile Brigadeiro Bombom de Morango (Acho que nem precisava ter dito isso, né? É uma regra básica na confecção de brigadeiros.)
Não faça movimentos pesados senão o cabinho não vai resistir, é por ele que o morango está sendo sustentado, lembra?
Tenha sempre um papel-toalha por perto para limpar suas mãos porque você certamente vai fazer uma melequeira e vai acabar sujando as lindas e verdes folhinhas.
Ainda segurando o morango pelo cabinho, passe-o pelo granulado (que você vai ter colocado em um prato fundo para isso) e, depois de bem coberto, deixe-o em uma travessa ou onde quer que você queira colocar os bombons de brigadeiro prontos.
É só isso!!
Conserve-os em geladeira. Eles devem ser consumidos em até 24 horas.

Brigadeiro de colher


Post image for Brigadeiro de colher

Receita de Brigadeiro de Colher

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (de boa qualidade, sempre!)
2 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó (pode usar achocolatado mas o chocolate é bem melhor)
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal (também vem escrito “extra” na embalagem, além do “sem sal”)
3 colheres (sopa) de creme de leite (na verdade você é quem vai saber a quantidade)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma panela. Se a manteiga estiver em temperatura ambiente, ótimo. Se estiver gelada, ela vai derretendo conforme for esquentando.
Leve ao fogo baixo e comece a mexer pacientemente. Dê um telefonema para colocar o papo em dia com alguém enquanto isso. Vai demorar uns 10 minutos e não pode parar de mexer. Foco no fundo e não se esqueça dos cantos.
Vai ficar tudo meio aguado, depois vai começar a ficar meio “espumoso” (quano ferver) e, logo em seguida, vai começar a encorpar.
Quando você sentir que a massa (é assim mesmo, chamamos “massa do brigadeiro“) está mais pesada para mexer, deve estar ficando pronto. Ela vai se soltar do fundo. Se você der uma virada de leve na panela, vai ver que a massa vai escorregar sem grudar (use este recurso se tiver usado mais de uma lata de leite condensado, porque fica mais difícil ver o fundo só usando uma espátula).
Pronto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Misture bem até ficar tudo da mesma cor, bem homogêneo e deixe esfriar! Se bem que pode comer quente também, aí é com você!
creme de leite vai deixar seu brigadeiro bem mais cremoso e a quantidade que você usar é que vai determinar essa cremosidade. Uso essas 3 colheres (sopa) mas, como vou acrescentando uma por uma e misturando aos poucos, acabo resolvendo a quantidade “no olho”.
Ah, eu gosto de usar chocolate (o amargo cai bem, 2 quadradinhos é mais do que suficiente para 1 lata de leite condensado) e licor (1 colher de chá) de chocolate. Invente também, é só misturar com os outros ingredientes. Se for algo oleoso (tipo castanhas e outras oleoginosas), acrescente no final, quando o brigadeiro já estiver pronto.
Outro dia eu pensei em fazer uma coisa muito prática para servir para umas visitas, com esse brigadeiro. Mas eu não vou contar não, vou fazer, fotogafar e mostrar. Desculpa aí!
Ah, estou numa produção quase industrial de brigadeiro cremoso para fazer as lembrancinhas de nascimento da Luiza, bebê da minha prima, que vai nascer a qualquer momento (o que pressiona a minha data de entrega). Tenho dedicado minhas noites a esse projeto e fiquei uns dias sem escrever aqui no blog (só 2, né? Mas deu saudade já).
Serão 70 bisnaguinhas como essas de pasta de dente ou de pomada, só que cheinhas de brigadeiro. Imagine 16 latas de leite condensado esperando por você…
Vou ensinar tudinho aqui, nunca se sabe quando será necessário fazer uma lembrancinha, né?! rsrsrs! (Só por amor, no meu caso!)
Ih, embalei no papo aqui e já ia me equecendo:

Receita de Brigadeiro Branco de Microondas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Leve o leite condensado em uma vasilha funda ao microondas.
Programe para 6 minutos em potência normal. Quando terminar, dê uma mexida.
Se ainda não estiver pronto, vá ligando de 1 em 1 minuto. (Leia as dicas e comentários sobre tempo e potência do microondas lá na receita de brigadeiro, talvez 6 minutos seja muito tempo para você.)
Muito cuidado porque o brigadeiro branco queima com mais facilidade. Assim que o volume dele diminuir dentro da vasilha, desligue o micro porque está pronto!
Você vai ver que umas bolhinhas terão se formado, como se fosse um chocolate aerado. Mexa sem parar até obter o ponto desejado.
Eu costumo dar ponto de bala, mexendo bastante até ele ficar “puxento”. Isso depende do seu objetivo. Se for para rechear um bolo vai ser melhor que fique bem molengo, então você pode até desligar o microondas antes.
Não coloquei nesta receita a manteiga mas ela é mais bem-vinda aqui do que no brigadeiro preto. Experimente com e sem manteiga e decida o que você prefere, essa parte é bem pessoal!
Use 1 colher de sobremesa de manteiga se for experimentar.

Brigadeiro de Alpino


Post image for Brigadeiro de Alpino

Receita de Brigadeiro de Achocolatado Alpino

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de boa qualidade
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (alguém disse “margarina” aqui? Hã.)
2 colheres (sopa) de achocolatado Alpino, bem cheias

Modo de Preparo:

Em uma panela, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa o tempo todo para não empelotar.
Se você for um bom fazedor de brigadeiro de panela, vai notar que essa receita tem algo de diferente porque ele vai grudar menos no fundo.
Vá mexendo até dar ponto. Para quem não sabe, o ponto do brigadeiro é quando ele solta do fundo da panela. Solta mesmo, parece que ele fica escorregando quando você mexe, sem grudar no fundo.
Esse brigadeiro fica tão consistente que você poderia fazer bolinhas com ele ainda quente, para ter uma idéia! Apesar disso ser possível, espere esfriar para enrolar com mais facilidade ainda.
Com o brigadeiro frio, bezunte as mãos com um pouco da manteiga e vá fazendo bolinhas, usando uma colher pequena para retirar porções iguais.
Passe as bolinhas no confeito que desejar e coloque-as em forminhas para ficar bonito!
Na verdade verdadeira, meu conselho é comer de colher pelo menos na primeira vez em que estiver preparando este brigadeiro, porque é bom-de-mais e você merece colheradas imediatas do mais puro prazer. Deixa para fazer bonito da segunda vez em diante.
Olha aí o meu conselho na foto! Humm…

Brigadeiro de Ovomaltine


Post image for Brigadeiro de Ovomaltine

Receita de brigadeiro de Ovomaltine

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de boa qualidade (já falei sobre isso antes, né?)
4 colheres (sopa) de ovomaltine (pode usar o crocante mesmo, que também vai servir para confeitar)
30 g de chocolate meio amargo (essa quantidade é aproximada, corresponde a uma fileira inteira de quadradinhos da barra de chocolate – fileira do lado menor, você sabe.)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Ovomaltine crocante para confeitar

Modo de preparo:

Em uma panela antiaderente (sempre melhor antiaderente), coloque o leite condensado, a manteiga e o ovomaltine.  Mexa em fogo baixo até ficar bem ralinho. Acrescente o chocolate e continue mexendo para que ele derreta e se misture completamente até que não consiga mais vê-lo.
Continue mexendo em fogo baixo. Vai demorar uns 10 minutos até que ele fique encorpado. Quando começar a borbulhar e então soltar do fundo da panela, está no ponto.
Eu sei que “soltar do fundo da panela” costuma ser um mistério para muita gente. O segredo é perceber que a massa do brigadeiro solta do fundo a ponto de parecer que está flutuando dentro da panela. É como se entrasse uma camada de ar por baixo dela.
Desligue o fogo e passe para um prato untado com manteiga. Deixe esfriar.
Depois de frio, use uma colherzinha para tirar quantidades iguais para enrolar. Suas mãos devem estar com manteiga para o brigadeiro não grudar.
Vá passando as bolinhas para um prato fundo com o Ovomaltine crocante. Não encha o prato todo para poder movimentar as bolinhas. Use um garfo para ajudar a virar pra lá e pra cá sem deformá-las.
Passe para as forminhas e está pronto!

Brigadeiro de Chocolate em Barra
Ingredientes

  • Uma barra de 170g de chocolate ao leite, 
  • Uma lata de leite condensado de boa qualidade
  • Uma colher de sopa de manteiga. 

  • Depois, é só mexer até que o brigadeiro fique na consistência firme o suficiente para enrolar. Na hora de enrolar, é preciso passar manteiga na mão para a massa não grudar.
  • Dá para usar a criatividade nos ingredientes para enrolar os brigadeiros – eu escolhi amêndoas laminadas, macadâmia triturada, castanha de caju picada e chocolate em pó amargo. O segredo é fazer a cobertura do brigadeiro logo depois de enrolar cada bolinha, porque elas estarão ainda molhadas com a manteiga, assim os ingredientes grudam melhor.