25 agosto 2016

Passo a Passo com medidas Porta Fraldas




Porta Fraldas Simples sem Detalhe arredondado parte de trás

Base
(1x) 24,6 x 14 cm holler 2 mm
Frente
(1x)    25 x 20 cm papelão holler 2 mm
Costas
(1x)    25 x 23 cm papelão holler 2 mm (sem detalhe arredondado)
Latertais
(1x)    14 x 23 cm papelão holler 2 mm
Acabamento
Base
(1x) 25 x 14,3 cm papel cartão
Frente
(1x) 24,8 x 19,8 cm papel cartão
Costas
(1x) 24,8 x 22,8 cm papel cartão (sem detalhe arredondado)
Laterais
(2x)14,3 x 22,8 cm papel cartão


Tampa              

Externo Tampa
(1x)  14,7 x 26 cm papelão holler 2 mm
Interno Tampa
(1x) 13,7 x 24,2 cm papelão holler 2 mm


Porta Fraldas com Detalhe arredondado parte de trás

Base
(1x) 24,6 x 14 cm holler 2 mm
Frente
(1x)    25 x 20 cm papelão holler 2 mm
Costas
(1x)    25 x 27 cm papelão holler 2 mm (sem detalhe arredondado)
Latertais
(1x)    14 x 23 cm papelão holler 2 mm
Acabamento
Base
(1x) 25 x 14,3 cm papel cartão
Frente
(1x) 24,8 x 19,8 cm papel cartão
Costas
(1x) 24,8 x 26,8 cm papel cartão (sem detalhe arredondado)
Laterais
(2x)14,3 x 22,8 cm papel cartão


Tampa              

Externo Tampa
(1x)  14,7 x 26 cm papelão holler 2 mm
Interno Tampa
(1x) 13,7 x 24,2 cm papelão holler 2 mm


Para os cortes arredondados utilizei 2 pires rs, um de chá para a parte de trás e um de café para a parte da frente, meço o meio da peça e do meio medi 3 cm para cada lado porque queria minha abertura arredondada com 6 cm, encaixei o pires entre essas duas marcações de 3cm e fiz o corte.

As costas com detalhes arredondados primeiro desenhei no papelão mais ou menos o que queria, e utilizei novamente um pires para me ajudar com o corte.

Encape a base deixando 1,5 cm de tecido a mais do que o papelão holler na parte da frente  , refile as costas e as laterais vire e cole o excesso de tecido nas costas do papelão.






Encape as laterais menores com tecido deixando 1,5 cm de tecido a mais do que o papelão holler em todos os lados, corte os 4 cantos do tecido com fio de cabelo  vire e cole o excesso de tecido nas costas do papelão.



Aqui poderíamos ter refilado algumas partes, mas como a peça aparece a lateral na frente em cima, teria que pensar cada parte, nesse caso pra não ter erro acabo virando o tecido nos 4 lados para não correr o risco de refilar parte errada.


Encape a parte da frente e de trás deixando 1,5 cm de tecido a mais do que o papelão holler em todos os lados, corte os 4 cantos do tecido com fio de cabelo  vire e cole o excesso de tecido nas costas do papelão.









Montagem Porta Fralda


Sempre iniciamos a montagem das peças pelas laterais menores
Passe cola nas laterais menores da base e cole as laterais menores fixando com fita crepe.


Cole a parte da frente, fixe com fita crepe, lembrando que esta peça é encaixada na parte de cima porque queremos embaixo o vão por onde irá passar a fralda.



Proceda da mesma forma com a parte de trás da peça passando cola na lateral da base e nas laterais menores, fixe com fita crepe.

Acabamento

Vamos iniciar pelo acabamento da frente da peça, corte o tecido e deixe 1,5 cm a mais do que a medida do papel cartão para todos os lados, nas pontas, corte com o fio de cabelo os cantos do tecido,  cole a parte de cima e de baixo nas costas do papel cartão, na parte arredondada faça pique com a tesoura sem que encoste no papel cartão.



Vamos colar este acabamento  no porta fraldas e as laterais com excesso de tecido vamos colar nas laterais do porta fraldas.


Cole o acabamento das laterais menores no tecido, deixando sobrar 1,5 cm de tecido em todos os lados , nas pontas, corte com o fio de cabelo os cantos do tecido,  cole o excesso de tecido da parte de cima e nas laterais cole o excesso de tecido de um acabamento no lado esquerdo e do outro no lado direito.






Cole este acabamento  nas laterais e o excesso de tecido cole  nas costas do porta fraldas e base.

Cole o acabamento da parte de trás do tecido deixando sobrar 1,5 cm de tecido de todos os lados, nas pontas, com o fio de cabelo corte os cantos do tecido, na parte de cima nos cortes arredondados faça piques com a tesoura e encape, vire as duas laterais e cole nas costas do papel cartão deixando excesso somente na parte de baixo.

Cole este acabamento nas costas do porta fraldas e o excesso de tecido cole na base do porta fraldas.

Cole a base no tecido deixando sobrar 1,5 cm de tecido de todos os lados, com o fio de cabelo nas pontas corte os cantos do tecido, cole o excesso de tecido de todos os lados nas costas do papel cartão e cole na parte de baixo do porta fraldas finalizando.

Para um acabamento perfeito coloque fita crepe na parte de cima, laterais e da base para fixar bem o papel cartão no papelão holler, retire após 10 horas de secagem.

Tampa

Se utilizar tecido claro o ideal é laminar a tampa e o interno de tampa, para não dar diferença de cor com o acabamento externo.

Como eu faço, passo cola na peça retiro todo excesso com rolinho deixando a cola bem lisa e colo a folha de sulfite, aliso bem com a espátula sem muita força para não rasgar, refilo após bem seca com estilete.

Pode ser feito também com papel cartão seguindo o mesmo procedimento, a vantagem do papel cartão é que não corre o risco de rasgar.

Cole a tampa no tecido deixando 2,0 cm de excesso de tecido de todos os lados, com o fio de cabelo nas pontas corte os cantos do tecido, cole o excesso de tecido de todos os lados nas costas do papelão holler.

Repita o mesmo processo para a parte interna da tampa.





Meça exatamente o meio, fure e coloque a carrapeta.




Cole a parte interna da tampa dessa forma e esta prontinho!!!!