01 junho 2010

Passo a Passo Bolsa para máquina de Costura - Leve sua amiga pra passear ....

BOLSA PARA MÁQUINA
Para esse passo a passo, foi utilizado o modelo Criativa.

MATERIAL
- 1 m de algodão cru grosso ou lona
- 2 pedaços de bambu de 20 cm
- 20 cm de feltro marrom
- 20 cm de feltro verde
COMO CORTAR:
- No algodão cru ou lona cortar um retângulo de 130 x 45 cm para o corpo da bolsa e dois retângulos de 23 x 32 cm para as laterais.
- No feltro, corte 3 folhas de cada cor e faça os picotes para dar a aparência de penas.
MONTAGEM

1. No retângulo do corpo da bolsa, faça um corte oval nas duas pontas mais estreitas (7 cm abaixo da borda). Preencha o corte com ponto decorativo para dar acabamento.


2. Nos dois retângulos menores, faça a barra de 2 cm em uma das extremidades menores. Dobre mais 4 cm para dentro quando for aplicar no corpo bolsa.


3. Faça a costura para aplicação da alça, deixando o recorte redondo centralizado dos dois lados. Passe uma costura reta, fazendo uma barrinha para acabamento, e faça outra costura reta para prender o bambu.


4. Costure as laterais pela outra extremidade menor no corpo da bolsa, marcando o meio.


5. Para costurar a lateral, é só costurar a lateral do retângulo menor junto com o corpo da bolsa.


6. Agora é só costurar as penas na parte da frente do corpo da bolsa e colocar o bambu na alça. Está pronta a bolsa para carregar sua maquina de costura!


Fonte: Ateliê Singer

Passo a Passo chaveiro Flor de Feltro

Chaveiro de feltro com mosquetãoDetalhe do acabamento no mosquetão
Detalhe do miolo do chaveiro de feltro

Feltro é um material que está cada vez mais em alta. Adaptável à várias técnicas, agora com muitas opções de estampas, ficam lindos em tudo que é aplicação, além de serem muito fáceis de manipular. Para conferir isso na prática, vamos fazer um chaveiro bem charmoso em feltro.
O tutorial foi elaborado por nossa parceira Elena Fiori, do Decor e Blablabla e tenho certeza de que vocês vão adorar.
Usem feltro de 1mm para esse tutorial, ok?

Máquina de cortar apliques em feltro
Existem máquinas próprias para cortar o feltro em apliques e formatos diversos. Se você tiver um desses, ótimo. Senão, marque um círculo de 10 cm no feltro e corte com tesoura serrilhada. Se você não tem essa tesoura, corte sem os detalhes. Não tem problema, ficará bonito também.
Corte um círculo de tecidoCorte folhas em feltro verde
Corte um círculo de 8 cm
num retalho de tecido estampado.
Corte também no feltro, detalhes verdes para as folhas.Use dois tons diferentes.
Monte o círculo com o feltro e o tecidoDobre ao meio
Coloque o tecido sobre o feltro e encaixe a passamanaria entre os dois. Alinhave e costure à máquina com ponto zigue-zague.Depois de costurada, dobre o círculo ao meio.
Dobre novamenteCosture a lateral da dobra
Dobre a o meio novamente.Costure esse 3/4 de dobra com pontos invisíveis, e pelo lado de dentro também, fixando a outra parte da dobra que está solta.
Forre o mnosquetãoPrepare as bolinhas e círculos pequenos
Corte tiras de feltro e forre metade do mosquetão para chaveiro. Cole a pontinha com cola quente a enrole por cima. Fixe a outra ponta também com cola quente. Arremate enrolando um fio de lã em cor contrastante sobre o feltro.Corte uma bolinha de feltro ao meio com estilete afiado e dois círculos de feltro um pouco maiores que a bolinha. Desses pom-pons prontos de feltro, separe dois pequenos para os miolos das flores.

Monte o chaveiro de flor de feltroVamos montar o chaveiro.
Com um fio de lã verde na agulha,deixe um pedaço para a frente com um nó. Passe a agulha pelo centro do cone rosa, e encaixe em seguida as folhas verdes, primeiro a maior e depois a menor. Depois passe a agulha por uma bolinha de feltro azul. Deixe a lã que sobrou pois usaremos para finalizar o chaveiro.
Na ponta da frente, prenda no mesmo nó do início, uma outra tira de lã verde, assim você terá duas pontas. Em cada uma dessas pontas, monte com a ajuda da agulha, a metade de uma bolinha de feltro rosa, um círculo rosa e um pequeno pom-pom amarelinho. Dê um nó bem firme para manter essas peças unidas.

Faça um acabamento com detalhe de lãPara finalizar a montagem, puxe o fio de lã verde do outro lado até subir o nó da parte da frente para dentro do miolo. Amarre firmemente a lã verde no mosquetão e arremate com um nó. Para dar um toque especial, faça um acabamento recobrindo a lã verde com um fio de tricô de pelos soltos como na foto.





Mais uma vez a Elena Fiori arrasou com o passo-a-passo super transado. Se você quiser adquirir algum dos livros dela, acesse o seu site, e confira as várias opções.