Uma casinha toda delicada e enfeitada para guardar seus pequenos tesouros…
Daniella Abdo, a artesã que apresenta a Técnica da Semana hoje em nosso blog, desenvolveu essa peça especialmente para uma garotinha guardar suas coisas, bijuteriais, pequenos objetos, seus mimos.
Ela é especialista em cartonagem, e a partir de hoje estará conosco aqui no Clube de Artesanato, trazendo muitas idéias bacanas como essa. Abaixo vocês encontrarão mais informações sobre a artesã e seus contatos.
Hoje, ela compartilha conosco o passo a passo dessa peça em cartonagem, que todos adoram fazer, uma linda casinha com a abertura no telhado.
Quer fazer a sua também? Então siga o passo a passo abaixo:
Materiais:
Papelão Holler com 4 mm de espessura
Papel cartão
Retalhos de tecido de algodão estampados (popeline)
Fitas Progresso estampadas ref. SS017-001 cor 002 e GTR003-022 cor 001
Cola branca
Pincel e rolinho de espuma
Fita crepe
Linha de costura grossa
Lápis, estilete, tesoura, régua, “fio de cabelo”
Base de corte
Botões decorados
Modo de Fazer:
Corte no papelão Holler o perfil da casinha seguindo a foto acima, desenhando os quadrados com 14 x 14 cm e os triângulos que formam o telhado com 10 x 14 cm. Forre esse perfil da casinha com um dos tecidos estampados (o escolhido nesse modelo foi o rosa de poás brancos), cortado com 1,5 cm a mais em cada lado, e faça o acabamento virando o tecido para o lado de dentro e colando.
Utilizando o “fio de cabelo”, que é um instrumento de cartonagem feito para cortar os cantos dos papéis e tecidos (veja a foto acima), recorte o tecido e faça o acabamento colando-o, sempre na parte de dentro da estrutura.
Passe cola nas laterais da casinha, junte as partes e fixe-as com a fita crepe, como na foto abaixo. Fixe também o fundo da casinha, que é o quadrado com 14 x 14 cm recortado e forrado. Deixe a parte forrada com o tecido de bolinhas para dentro da casinha (é o acabamento interno).
Posicione a casinha sobre o outro tecido estampado (no modelo, com florzinhas) e recorte, sempre deixando uma margem de 1,5 cm, como na foto abaixo.
Cole o tecido recortado no fundo da casinha, passando cola branca com o pincel. Esse tecido irá forrar a parte externa da base da casinha, como aparece na foto abaixo.
Após a colagem, aguarde a secagem e prepare as partes de papelão forradas com tecido para fazer o acabamento externo da casinha.
Recorte no papel cartão o perfil da casinha e do fundo, e forre-os com os tecidos, com foi feito anteriormente.
Cole os acabamentos na lateral da casinha e novamente prenda com a fita crepe para fixar bem, veja a foto abaixo.
Enquanto a estrutura da casinha seca (o ideal é deixar de um dia para outro com a fita crepe), prepare a estrutura do telhado. Para fazê-lo você deve recortar dois pedaços de 14 x 16�cm no cartão, e colar ambos com um pedaço de papel sulfite, deixando um espaço de 0,5�cm entre eles (veja a foto abaixo).
Essa estrutura do telhado deverá ser forrada com outro tecido estampado, que também deverá ser recortado com a margem de 1,5 cm para fazer o acabamento interno (veja foto abaixo).
Antes de fazer o acabamento da parte de dentro do telhado, fixe a fita estampada da ref. SS017-011, recortando tiras da fita e prendendo-as no lado de dentro do telhado com a fita crepe.
Depois forre um pedaço de cartão com 12 x 14 cm com o tecido e cole-o na parte de dentro do telhado, sobre a aplicação das fitas (veja a foto abaixo).
Novamente prenda tudo com fita crepe e deixe secar bem, de preferência de um dia para o outro.
Com tudo já bem seco, retire os pedaços de fita crepe usados para fixar as partes e monte o telhado na casinha.
Para fixar o telhado, aplique a cola quente nas laterais de um dos lados da casinha, posicione o telhado, que também é a tampa e fixe bem (veja a foto abaixo).
Ainda com a cola quente, fixe a Fita Progresso da ref. GTR-003 na lateral da casinha e depois utilize-a também para fixar os botões, decorando-a como desejar. Observe as fotos abaixo:
Perfil da Artista:
Daniella Abdo tem 33 anos, é formada em Administração de Empresas e também Comissária de Bordo.
Nascida em uma família de artistas e artesãos, o artesanato faz parte de sua vida desde muito pequena, quando começou aventurando-se nas técnicas de pintura e bordado.
Trabalha com artesanato profissionalmente desde 2004, dando aulas e produzindo editorais para revistas nas técnicas de pintura em madeira, pintura em tecido, cartonagem, feltro e muito mais.
Contatos:
Daniella Abdo