26 janeiro 2015

Aprenda como limpar, conservar e guardar bolsas e sapatos


Higienizá-los sempre antes de guardar ajuda na conservação


Que bolsas e sapatos levam qualquer mulher à loucura ninguém tem dúvidas. Mas quando o assunto é a forma correta de guardá-los e conservá-los, aí sim muita gente fica sem saber como fazer. Para te ajudar, listamos algumas dicas da personal organizer Ana Ziccardi, da OZ! Organize sua vida. Confira!
Bolsas:
- Esvazie-as antes de guardá-las, tire tudo de dentro e sacuda para que não fique nenhum papelzinho ou qualquer resíduo. Se você tiver um aspirador portátil, aspire o interior da sua bolsa. É melhor fazer isto antes de guardar do que ter que limpar na hora de sair!
- Limpe sua bolsa por fora com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro, depois passe um pano seco e macio para secar bem. Nunca guarde quando estiverem úmidas, molhadas ou sujas.
- Coloque sempre um enchimento na bolsa para que ela não perca sua forma. Pode ser aquele que veio dentro dela, enchimentos próprios disponíveis no mercado, ou travesseiros infantis, que são excelentes para manter a forma delas. O que não pode é deixar papel dentro, pois com o tempo as traças atacam.
- Proteja suas bolsas com sacos de algodão ou flanela, desta forma o couro não ficará "arranhado" pelo fato de uma bolsa encostar na outra ou em qualquer outro local. Bolsas com pedrarias, miçangas e lantejoulas deverão sempre ser guardadas em sacos individuais, evitando o contato com outras peças.
- Use um organizador de bolsa, assim na hora da troca você não esquece de nada;
- Não deixe suas bolsas penduradas em cabideiros ou ganchos por muito tempo, eles marcam e deformam as alças. Prateleiras são os lugares mais indicados, pois facilitam a visualização e mantém a ordem. Na falta de espaço, você pode optar também por cestos, caixas organizadoras transparentes ou gavetas.
Sapatos:
- Ao tirar um sapato, deixe fora da sapateira por pelo menos 12 horas para que ele areje.
- Limpe sempre antes de guardá-los, passando uma escova na sola para remover sujeiras da rua, um pano úmido na parte de cima e depois um pano seco. Certifique-se de que estejam bem secos antes de guardá-los.
- Sapatos e sandálias de festas devem ser guardados em sacos com visores ou caixas. Não os deixe na sapateira sem proteção, pois como usamos pouco, ficam empoeirados e depois é mais difícil para limpá-los.
- Se suas prateleiras são muito fundas, coloque os pares um atrás do outro, assim sempre você saberá o que tem no fundo da prateleira. Se, ao contrário, elas têm profundidade para um sapato apenas, coloque-os lado a lado, mas um com o bico para frente e o outro com o salto para frente. Desta maneira caberão mais sapatos na prateleira.
- Utilize caixas transparentes e com ventilação e, mesmo assim coloque uma etiqueta com a descrição do sapato ou uma foto, fica lindo!
- Se o problema é espaço, use sapateiras. Hoje existem vários tipos: para colocar embaixo da cama, pendurada no varão do armário ou, ainda, pendurada atrás da porta.
- Ao guardar as botas, sempre coloque um suporte no cano para que ele não dobre e, desta maneira, não marque o couro. Existem muitos à disposição no mercado, mas você pode usar revistas dobradas, cartolinas enroladas e até mesmo garrafas pets.

Roupas pretas precisam de cuidados específicos para não mancharem


Lavar à mão e evitar sabão em pó são algumas dicas de especialista


As roupas pretas são verdadeiros coringas, pois são fáceis de combinar e ainda passam a impressão de afinar o corpo. Por isso elas são presenças certas no guarda-roupa de toda mulher. "Mas é preciso saber cuidar da forma correta para conservar essas
Veja algumas dicas importantes:
- Utilize desodorantes específicos para roupas pretas. Isso ajuda a evitar aquelas manchas indesejáveis nas axilas. E lembre-se de sempre esperar secar antes de vestir sua peça.
- Nunca use sabão em pó. Opte pelos sabões líquidos e em pequenas quantidades. Se você utilizar o sabão em pó, poderá ter a desagradável surpresa de tirar sua roupa limpinha da máquina de lavar com manchas brancas.
- Se tiver tempo, vale a pena largar a comodidade da máquina e lavá-las na mão. O atrito causado pela lavadora retira parte do pigmento das roupas, além de provocar o surgimento de bolinhas em alguns tecidos. Não se esqueça de separar peças claras das escuras na hora de lavar e seque sempre à sombra, pois o sol também pode desbotar as roupas.
- Evite pregadores de roupa, que podem causar marcas indesejáveis nas pontas de suas peças favoritas, que podem até não sair mais. Apenas coloque a peça do avesso sobre o varal, sem pregadores.
- Se mesmo tomando todos os cuidados os temidos pelinhos aparecerem, o truque usado tanto por lojas quanto por estilistas é, se a peça não for de tecido fino, enrolar um pedaço de fita adesiva larga na mão com o lado adesivo virado para fora e ir deslizando ao longo da peça.

10 dicas simples para limpar a casa

Se você é recem casada assim como eu pode ajudar muito!!!
Personal organizer ensina como fazer isso sem perder muito tempo



Organizar e manter a casa limpa parece ser uma tarefa interminável, mas adquirir pequenos hábitos poderá fazer toda a diferença na sua casa. Veja 10 dicas da personal organizer Ana Ziccardi para deixar a casa limpa e arrumada sem perder muito tempo:
1 - Arrume a cama ao levantar, assim você espanta aquela vontade de voltar a dormir e deixa o quarto pronto em apenas três minutos.
2 - Abra as janelas e deixe a casa arejar por pelo menos uma hora.
3 - Organize seu material de limpeza por setores: coloque em um cesto o que é para limpar banheiro, em outro o material da cozinha, em outro o da sala e dos quartos, e assim por diante. Desta maneira você não ficará indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.
4 - Recolha sempre o lixo dos banheiros.
5 - Passe uma escova no vaso sanitário e higienize  o assento com um pano embebido em uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre branco.
6 - Todos os dias jogue fora os jornais do dia anterior, mesmo o que você não leu no dia, pois certamente não lerá mais. E não se esqueça que existem as edições online caso precise consultar algum artigo. Portanto, nada de acumular.
7 - Não deixe louça suja na pia. Se usou algo, lave na hora. Cozinha limpa e cama arrumada são sinônimos de casa em ordem.
8 - Deixe cestos nos banheiros para roupa suja e habitue-se a colocar a roupa lá, e não no chão do quarto.
9 - Troque roupa de cama e de banho uma vez na semana e escolha um dia que não tenha muita roupa para lavar.

10 - Usou, limpou, guardou. Esta regrinha simples fará toda a diferença na sua casa. Apenas isso acabará com 90% da bagunça. Lembre-se: cada coisa tem seu lugar, mas elas não chegarão sozinhas até ele!