04 março 2015

Kit de limpeza caseiro sem produtos comerciais

Itens domésticos de uso diário podem ser substitutos ambientalmente corretos para produtos químicos.
Há muitos ingredientes disponíveis em casa que têm sido utilizados para a limpeza durante anos e são tão bons quanto qualquer produto de limpeza disponível no mercado. E além do mais, este “remédio caseiro” de limpeza dá brilho e cabe no orçamento.
Itens domésticos de uso diário podem ser substitutos ambientalmente corretos para produtos químicos de limpeza.
O CicloVivo listou os benefícios do uso do vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e óleo de melaleuca para uma limpeza simples e não tóxica.
Vinagre: Produto de limpeza, desinfetante e desodorante natural
– Use vinagre puro no vaso sanitário para se livrar das manchas.
– Esfregue o chão do banheiro com uma solução de vinagre e água para dar um brilho extra.
– Vinagre também corrói resíduos de sabão e manchas de água em seus dispositivos elétricos e telhas.
– O produto também faz maravilhas para o cheiro de suor de roupas, especialmente as roupas usadas em atividades físicas. Basta mergulhar a roupa em uma solução detergente e adicionar uma pitada de vinagre.
– Faça uma solução com uma parte de vinagre e duas partes de água e use para limpar o fogão, eletrodomésticos e bancadas na cozinha.
– Deixe o vinagre durante a noite em sua tábua de cortar e pela manhã ela estará livre de mancha e odor.
– Também pode ser usado como um amaciante natural, basta adicionar ½ xícara de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar.
– Para limpar janelas, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre para 2 xícaras de água.
Suco de limão: Para uma fragrância revigorante e uma casa limpa
– Limão e sal fazem maravilhas para trazer de volta o brilho dos seus utensílios de cobre, latão e luminárias.
– Manchas nas bancadas podem ser removidas, deixando o suco de limão sobre a mancha por alguns minutos. Esfregue a área com bicarbonato de sódio e observe as marcas desaparecem.
– Adicione suco de limão em um pouco de água e deixe na geladeira para um cheiro “fresco”. Água quente com um pouco de limão pelo ralo também vai “refrescá-lo”.
– O limão também é um agente natural de branqueamento. Coloque suco de limão em lençóis brancos e roupas e deixe-as secar ao sol.
– Esfregue limão sobre as manchas em sua tábua de cortar e deixe descansar. Ele também vai branquear, desinfetar e remover qualquer cheiro estranho.
– O sumo também pode remover manchas de ferrugem de roupas. Coloque o suco de limão sobre a mancha de ferrugem e, em seguida, polvilhe creme de tártaro em cima do suco. Deixe-o sentar-se sobre a mancha até que a ferrugem tenha desaparecido.
Bicarbonato de sódio: Purificador e desinfetante natural
– Bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar odores fortes das roupas, mesmo quando eles persistem após repetidas lavagens, como fumaça e cheiro de suor.
– Esfregar bicarbonato de sódio seco diretamente na roupa remove o cheiro de vômito ou o gorfo do bebê.
– Desodorize a geladeira ou freezer, colocando em um recipiente aberto de bicarbonato de sódio para absorver odores.
– Lave móveis com tampo de mármore com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna. Deixe repousar por algum tempo e depois enxágue.
– Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna e lave a parte externa de aparelhos brancos. Ele vai ajudar a remover amarelamento e restaurar a brancura.
– Faça uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre e 1 litro de água quente. Esta mistura vai limpar gordura e sujeira, bem como desinfetar. Funciona muito bem nos exaustores de cozinha.
– Deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio em garrafas térmicas e recipientes de resfriamento durante a noite para se livrar do cheiro rançoso.
– Para polir objetos, coloque bicarbonato de sódio seco em um pano úmido. Esfregue, enxágue e deixe secar.
– Para remover queimados de comida de uma panela, deixe-a de molho em bicarbonato de sódio e água por dez minutos antes de lavar, ou friccione com soda seca e um esfregão úmido.
– Remova cheiro ruim de cinzeiros com bicarbonato de sódio e água.
– Polvilhe bicarbonato de sódio em sua lixeira para neutralizar qualquer cheiro.
Óleo de Melaleuca (Tea Tree): Solução antiviral, antibacteriana e antifúngica natural
– Para se livrar do mofo, adicione 2 colheres de chá de óleo de melaleuca e 2 copos de água em um frasco spray e pulverize-o no local.
– Também é um remédio muito eficaz como primeiros socorros e contra inúmeras doenças de pele, infecções, cortes, arranhões, queimaduras, picadas de insetos e manchas.
– 1 colher de sopa do óleo pode ser adicionada a 3 xícaras de água para fazer uma solução de limpeza multiuso. A mistura pode ser pulverizada em assentos sanitários, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar.
– Coloque 10 gotas do óleo com 5 gotas de eucalipto em água fervente. Inale o vapor para obter alívio, se você estiver resfriado.
– Uma compressa feita com 10 gotas de óleo em um pouco de água fria alivia contusões e queimaduras solares.
– Trate bolhas com óleo fazendo uma limpeza na área afetada.
– Lave o rosto e aplique o óleo de Melaleuca diretamente. Ele é bom para tratar espinhas e manchas. Passe duas vezes ao dia para ajudar a clarear.
– E se seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.

Vanish Caseiro - Faça o seu!!!



Esta é a Fórmula:
150ml de água oxigenada 30%
7 colheres (sopa) sabão em pó.
7 colheres (sopa) de Bicarbonato de sódio
5 ml de Amaciante
A explicação:
Água oxigenada: Tira manchas sem estragar o tecido.
Sabão em pó: Tira a sujeira grossa.
Bicarbonato de sódio: Limpa a sujeira fina e realça o branco.
Amaciante: Amacia e perfuma as roupas.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes num recipiente de boca larga. Misturar bem com uma espátula, até virar uma pasta. Se preferir, pode diluir com água. Guardar em recipientes escuros ao abrigo da luz.
Modo de Usar:
Usar 5ml para cada 10 kg de roupa. Em manchas difíceis, aplicar algumas gotas do produto deixar agir cinco minutos e lavar normalmente. Este produto não substitui o sabão é um complemento para a lavagem normal das roupas. Se tiver dúvidas, testar antes o produto em roupas coloridas e/ou delicadas.
fonte: auvadoce

Acabe com o cheiro de mofo nas toalhas

                                

Não adianta. Tem casas que infelizmente o mofo toma conta, e aí você fica doida por causa do cheiro nas roupas, toalhas, etc.
Mas tem uma dica básica e super ágil pra tirar o cheiro de mofo das toalhas, quer aprender?
Basta ferve-las em 1 litro de água com duas colheres de café de bicarbonato de sódio. Os fungos vão-se todos e sua roupa não vai ficar mais com aquele cheirinho desagradável!